Notícias

Compartilhar

Semana do Brincar reforça o valor da infância e das descobertas

De 6 a 10 de outubro, o Passo Certo Bilingual School promoveu a Semana do Brincar, uma programação especial que celebrou a infância por meio de experiências repletas de imaginação, alegria e descobertas. Com o tema “Brincar é coisa séria!”, as atividades destacaram o brincar como um direito fundamental e uma linguagem essencial do aprendizado, reafirmando o compromisso da escola em valorizar o desenvolvimento integral das crianças. 

“O brincar é a essência da infância e o caminho pelo qual a criança experimenta o mundo, constrói sentidos e se desenvolve integralmente. Por isso, as convidamos para vivenciarem o brincar em sua forma mais pura, livre e criativa, resgatando brincadeiras tradicionais, explorando materiais inusitados e se permitindo inventar e reinventar”, conta a Gerente Pedagógica da Educação Infantil e 1º Ano no Centro de Inovação Pedagógica, Pesquisa e Desenvolvimento dos colégios da Rede Positivo (CIPP), Hannyni Mesquita  

Experiências que despertam a curiosidade 

Durante toda a semana, as crianças participaram de atividades que uniram arte, literatura, movimento, ciência e muita criatividade. Na Educação Infantil, o brincar tomou conta dos espaços com jogos de faz de conta, brincadeiras de rua e o Ateliê das Descobertas, em que materiais simples se transformaram em grandes invenções. Nos Anos Iniciais, as vivências envolveram projetos colaborativos que misturaram curiosidade, autoria e imaginação, como experiências científicas, produções literárias e oficinas culinárias afetivas.  

“Cada proposta foi pensada para ampliar o repertório das crianças e conectar o brincar ao desenvolvimento integral. Quando a escola valoriza o lúdico, o aprendizado ganha emoção, propósito e sentido”, destaca Domus Aurea Silva, coordenadora dos Anos Iniciais do CIPP. 

Uma infância vivida com encantamento  

Mais do que uma comemoração, a Semana do Brincar foi um lembrete sobre o valor do tempo, da escuta e da curiosidade na infância. As experiências vividas em sala e nos espaços externos mostraram que o aprendizado nasce do encantamento, da interação e da alegria de descobrir o mundo com o olhar curioso de quem ainda está começando a explorá-lo. 

Relevantes

Artigos mais lidos