O Passo Certo Bilingual School conquistou o 1º lugar do Paraná na média de redação no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024. A informação foi divulgada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), responsável pela avaliação. O resultado consagra o desempenho dos estudantes e reflete um trabalho pedagógico consistente, focado no desenvolvimento da escrita crítica e argumentativa.
O colégio, que já havia conquistado o melhor desempenho geral em toda Cascavel, se destacou também ao nível estadual com a Redação. Segundo a coordenadora dos Anos Finais e Ensino Médio, Liziane Regina Paiz Petri, esses feitos refletem um trabalho realizado ao longo de anos.
“Ver nossos alunos obtendo essas médias e, em especial na Redação, é emocionante. Como educadora, sei que isso vai além de boas notas, é reflexo de um processo pedagógico sólido, pautado na atenção individualizada e na formação integral de nossos estudantes. É uma vitória para toda a comunidade escolar”, comemora.
Com o tema “Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil”, a redação exigia do estudante o domínio da estrutura dissertativa-argumentativa, além de leitura de mundo e repertório sociocultural. Os alunos do Passo Certo demonstraram maturidade e preparo para abordar o tema com profundidade.
Questionada sobre o papel da redação no Enem e no desenvolvimento dos estudantes, Liziane afirma que, “a redação condensa a capacidade de argumentação, o domínio da escrita formal, a habilidade de organização lógica e, principalmente, o repertório cultural do estudante”.
Ao longo do Ensino Médio, o trabalho com a Redação no Passo Certo é sistemático. Desde a 1ª Série do Ensino Médio, os alunos participam de debates orientados, produções semanais e rodas de leitura. Segundo a coordenadora, não basta ensinar a estrutura textual, é necessário instigar o pensamento crítico.
“Nós trabalhamos com temas atuais, oferecemos feedbacks personalizados e fazemos correções aprofundadas. Além disso, nossas aulas de Redação possuem correções detalhadas, o que ajuda os alunos a perceberem sua evolução. O resultado no Enem é reflexo do protagonismo que incentivamos em nossos alunos ao longo de toda sua formação”, destaca Liziane.
Os principais obstáculos, de acordo com a coordenadora, envolvem a organização das ideias e o medo do “branco” diante de temas complexos. Para isso, a escola aposta em simulados constantes e orientações práticas.
“Ajudamos os estudantes a vencer a insegurança oferecendo ferramentas concretas, como estratégias de introdução e conclusão, exemplos de textos bem avaliados dentro do gênero textual, repertório sociocultural e um ambiente de acolhimento. Trabalhamos muito a ideia de que errar faz parte do processo”.
Além disso, Liziane enfatiza o destaque da leitura para uma boa escrita e repertório cultural. “O hábito de leitura expande o olhar do aluno sobre o mundo e, ao mesmo tempo, oferece ferramentas linguísticas para que ele consiga expressar suas ideias com clareza e profundidade. Ler é, antes de tudo, uma forma de escrever melhor. Além disso, a leitura gera repertório cultural, um diferencial que trabalhamos constantemente”.
A coordenadora ainda relata que é possível perceber uma evolução nítida nos estudantes que se dedicam às oportunidades oferecidas pela escola, como as aulas específicas de escrita e as correções detalhadas “Esses alunos conseguem identificar seus pontos fracos, trabalhar neles com consistência e alcançar resultados muito satisfatórios. Ver essa transformação é uma das partes mais gratificantes do nosso trabalho.”
A conquista da melhor média de redação no Enem no estado do Paraná coloca o Passo Certo Bilingual School como referência em qualidade de ensino e proposta pedagógica. O desempenho é a prova de que investir em linguagem e reflexão é o caminho para formar mentes brilhantes.
Por fim, para os estudantes que ainda têm inseguranças sobre a redação do Enem, a coordenadora deixa um conselho. “Confiança se constrói com prática e orientação. Não existe dom, existe preparo. A leitura é o primeiro passo. Depois, vem a escrita com consciência e constância. O mais importante é não desistir no primeiro erro, afinal, cada texto é uma chance de se superar”, finaliza.