Notícias

Compartilhar

Passo Certo incentiva diálogo sobre saúde mental no Setembro Amarelo

Durante o mês de setembro, o Passo Certo Bilingual School mobilizou alunos, famílias e professores em atividades voltadas à valorização da vida e ao cuidado com a saúde mental. As ações fizeram parte da campanha Setembro Amarelo, que busca reflexão, escuta e empatia no ambiente escolar e familiar. 

“É uma campanha socioemocional que acontece em todas as unidades e em todos os segmentos, desde a Educação Infantil até o Ensino Médio. As ações têm o objetivo de desenvolver a questão da saúde mental, da saúde emocional e socioemocional, explica Michelle Cristina Norberto Martins, da Orientação Educacional e da Educação Inclusiva do Centro de Inovação Pedagógica, Pesquisa e Desenvolvimento (CIPP). 

Atividades que criam vínculos e empatia 

O objetivo das ações é estimular hábitos saudáveis e o autocuidado, com atitudes simples no dia a dia, como dedicar tempo de qualidade, conversar com atenção, agradecer, reconhecer conquistas e praticar gentileza.  

Segundo Michelle, as ações foram personalizadas para cada etapa de desenvolvimento. Entre as mais marcantes estiveram jogos simbólicos, leituras guiadas para a Educação Infantil e Ensino Fundamental – Anos Iniciais e Finais, e projetos de protagonismo juvenil, que deram aos adolescentes do Ensino Médio a oportunidade de interagir com outras turmas e compartilhar dicas de saúde mental. 

Assim, ações como essas reafirmam o compromisso da escola em garantir que cada estudante cresça em um ambiente que valorize a vida em sua plenitude, favorecendo a formação de cidadãos mais conscientes, solidários e resilientes. Esses momentos, vivenciados ao longo da campanha, ajudam os alunos a trabalhar seus sentimentos e a fortalecer o respeito pela própria vida e pela saúde mental. 

Cuidado com toda a equipe escolar 

A saúde mental dos educadores também foi prioridade e trabalhada durante o mês de setembro. De acordo com Michelle, a escola disponibilizou um calendário de sugestões diárias de autocuidado. Com práticas simples, mas eficazes, como exercícios de respiração, pausas, que permitem um momento de olhar para si. “São hábitos que a gente quer que as pessoas criem. Então, temos que não só ter esse olhar de cuidado para os estudantes, mas também com os nossos profissionais”. 

Vídeo especial encerra as ações 

Encerrando as ações do Setembro Amarelo, orientadores educacionais produziram um vídeo com uma mensagem importante, destacando a força do cuidado e da escuta entre toda a comunidade. Confira a seguir!

Relevantes

Artigos mais lidos